Home

Como cheguei até aqui

As filosofias de ordem prática, tais como a Constelação Familiar, o Yoga, a meditação Vipassana e outras sabedorias do Oriente, sempre atraíram minha especial atenção e simpatia. Isso porque embora os ensinamentos sejam transmitidos pelos livros e via boca-ouvido, é de forma prática, no nível da experiência, e não somente no nível mental, que se entende e se assimila o seu significado.

Desde que tive síndrome do pânico em 1999 – uma doença pouco conhecida na época no Brasil e, portanto, de difícil diagnóstico – comecei a trilhar um longo, pedregoso, mais também iluminado caminho de autoconhecimento. Nesse período, meus pais haviam iniciado os estudos em medicina chinesa, terapias naturais e holísticas e com isso um novo campo de cura se abriu para mim. Em apenas seis meses havia me livrado completamente da doença e, o mais fantástico, sem medicamentos!

Em 2003 tive meu primeiro contato com o Yoga, filosofia que tenho estudado, praticado e por vezes lecionado desde então. Por 15 anos trabalhei como jornalista – sendo nove deles em revistas impressas, regionais e nacionais, como repórter, editora e diretora de redação. A profissão me proporcionou uma rica investigação da dimensão humana e social e, sobretudo, a busca pela imparcialidade, fundamental para o não-julgamento (postura tão necessária a qualquer trabalho terapêutico).

Em 2013 caí nas graças do trabalho do alemão Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar, essa nova e fascinante abordagem da Psicoterapia Sistêmica. Mais do que um caminho para o despertar da minha própria consciência, percebi rapidamente que era a hora de seguir uma vocação (talvez missão) que foi herdada dos meus pais terapeutas.

No ano seguinte iniciei meus estudos na área e minha formação com as professoras Claudia Vassão e Claudia Pizzato, de Curitiba, além de treinamentos com o próprio alemão Bert Hellinger e sua esposa Sophie Hellinger;  Joan Garriga, responsável por introduzir a técnica na Espanha; e Brigitte Champetier de Ribes, também da Espanha, que vem desenvolvendo o trabalho com as Novas Constelações e as Constelações Quânticas em vários países.

Hoje aplico esta técnica em encontros terapêuticos de grupo, no atendimento individual (presencial e online) e também em workshops. Espero te encontrar qualquer dia desses!

Grande abraço!
Alice Duarte

CURRÍCULO

  • Workshop de Constelação Familiar com Joan Garriga Bacardí – Constelando, praticando e aprendendo. Florianópolis (2016).
  • Seminário com Bert e Sophie Hellinger – Formação para Constelador(a) Familiar segundo a Hellinger Sciencia®. São Paulo (2016).
  • “Las Constelaciones Cuánticas” – Unidad de formación online 12. Instituto de Constelaciones Familiares de España, com Brigitte Champetier de Ribes (2016).
  • “La Evolución Del Movimiento Del Espíritu” – Unidad de formación online 1. Instituto de Constelaciones Familiares de España, com Brigitte Champetier de Ribes (2016).
  • Seminário Internacional de Constelação Familiar com Joan Garriga Bacardí – Curando nossos vínculos: Saúde do Corpo & Saúde da Alma. Florianópolis (2015).
  • Seminário Hellinger Sciencia® – Bert e Sophie Hellinger AO VIVO em São Paulo (2015).
  • Seminário Internacional de Constelações Familiares com Joan Garriga Bacardí. Curitiba (2014).
  • Desenvolvimento de Lideranças – Treinamento Corporativo Grupo RIC/Support Consultoria Empresarial (2014).
  • Formação em Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional – Luz do Ser Soluções Sistêmicas (2014).
  • Pós-gradução em Comunicação Audiovisual, Documentário e Cinema na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005 – 2006).
  • Graduação em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), (1998 – 2001).