Home

Entenda a Constelação Familiar

 

Como funciona a técnica?

A Constelação Sistêmica Familiar e Empresarial é vista hoje pelo seu criador, o psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, como uma ciência: a ciência de todas as relações humanas. Ela traz uma nova maneira de olhar e lidar com a vida. E por ser capaz de transformar efetivamente nossas relações, ela tem efeitos terapêuticos profundos.

A Constelação traz à luz, de forma breve e vivencial, a causa das desordens e conflitos que experimentamos no âmbito familiar, profissional, dos relacionamentos e da saúde. A sessão começa quando o cliente traz um problema pessoal: que pode ser um conflito no relacionamento de casal ou em suas relações familiares, dificuldades financeiras, fracassos recorrentes no âmbito profissional, um destino familiar que se repete geração após geração, traumas, doenças físicas ou psíquicas, etc.

Depois de algumas perguntas a respeito do seu tema, é iniciada a Constelação configurando espacialmente os membros do sistema familiar/empresarial do cliente, de seu grupo social ou os aspectos envolvidos no seu tema (pai, mãe, cônjuge, ex-parceiros, filhos, avôs e avós, a empresa, os sócios, o dinheiro, os funcionários etc). Em atendimentos de grupo, utiliza-se pessoas voluntárias para representar os membros do sistema. Em atendimento individual (presencial e online) costumo utilizar como ferramenta de apoio objetos, cards, pequenos bonecos ou visualização de imagens internas.

Essa imagem inicial manifestada no campo irá expressar as dinâmicas ocultas que atuam por trás daquele tema específico. Então surge a raiz do problema, o diagnóstico, e o cliente tem a oportunidade de olhar para si e para suas relações de um ponto de vista mais amplo, de onde é possível ter um novo olhar e uma nova compreensão sobre o problema. A partir daí, com movimentos e declarações curativas (PNL), que atuam profundamente na mente e na alma do cliente e dos envolvidos, caminha-se para uma boa solução, que beneficie a todos do sistema.

As Constelações Familiares podem ajudar pessoas:

  • Que estão em relacionamentos problemáticos   
  • Que desejam ter um relacionamento
  • Que querem se libertar dos emaranhamentos familiares
  • Que estão diante de grande decisões
  • Que querem superar conflitos internos e externos
  • Que buscam o êxito profissional

As Constelações podem ajudar a encontrar soluções:

  • Quando há conflitos e golpes de destino nos relacionamentos e na família
  • Quando pais que se separam querem encontrar o lugar certo para os seus filhos
  • Quando acontecimentos históricos colocaram um peso sobre a família
    No caso de doenças frequentes, bullying ou perda de motivação
  • Quando se precisam processar acontecimentos perturbadores dentro de uma equipe antes ou depois de uma mudança estrutural dentro da empresa.

Quem pode e não pode ser constelado?

Qualquer pessoa maior de 15 anos que tenha algum problema, bloqueio ou algo que lhe incomoda. Não se pode constelar um problema de outra pessoa: pai, mãe, parceiro(a), irmãos, chefe etc. A única exceção: pais, pelo princípio da hierarquia, podem constelar seus filhos.

O que acontece depois da Constelação?

Nos dias seguintes, por algumas semanas, meses e, em alguns casos, até mais de um ano, a pessoa continua processando tudo que vivenciou na sua Constelação.Durante este tempo a pessoa elabora as mudanças que vão ocupar um novo lugar na sua vida. São mudanças sutis de consciência: às vezes imperceptíveis e muitas vezes notadas por quem convive com esta pessoa.

É interessante observar que alguns membros da família ou pessoas envolvidas no campo da Constelação, mesmo que estejam distantes, sentem os efeitos daqueles movimentos e muitas vezes modificam também a sua forma de agir e o seu comportamento. Isso acontece porque, pelo princípio Sistêmico, o que beneficia a um, beneficia a todos.

Isso fica muito claro quando se trata, por exemplo, de Constelações realizadas no Judiciário, em que algumas vezes apenas uma das partes envolvidas na questão está presente e posteriormente a outra parte concorda em rever o seu processo e ambos encontram uma conciliação.

Quantas sessões são necessárias?
Para cada tema, é indicado apenas uma sessão. Pode-se, em alguns casos específicos, repetir o mesmo tema depois de um longo período, quando o assunto ganhou novos desdobramentos. 

Quanto tempo dura e qual o valor?
A sessão em grupo tem duração de 20 a 40 minutos, a individual cerca de 1h30. Para consultar valores das sessões preencha o formulário abaixo:

 
Assista a reportagem do Fantástico sobre a aplicação da Constelação na mediação e conciliação de processos judiciais: https://globoplay.globo.com/v/5868899/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s