Home

Entenda a Constelação Familiar

Como funciona a técnica?

A Constelação Familiar é uma técnica de representação espacial das relações humanas, que permite identificar, de forma breve e vivencial, a causa das desordens e conflitos que experimentamos no âmbito familiar, profissional, dos relacionamentos e da saúde. Nos ajuda a encontrar uma nova maneira de olhar e lidar com as questões que nos incomodam e por ser capaz de transformar efetivamente nossas relações, a técnica tem efeitos terapêuticos profundos.

A sessão começa quando o cliente traz um problema pessoal. Depois de algumas perguntas a respeito do seu tema, é iniciada a Constelação posicionando espacialmente as relações em conflito: os membros do sistema familiar/empresarial do cliente, de seu grupo social ou os aspectos envolvidos no seu tema (pai, mãe, cônjuge, ex-parceiros, filhos, avôs e avós, a empresa, os sócios, o dinheiro, os funcionários etc).

Em atendimentos de grupo, utiliza-se pessoas voluntárias para representar os membros do sistema. Em atendimento individual (presencial e online) costumo atuar como representante, combinando com outras ferramentas de apoio como objetos, cards, pequenos bonecos ou visualização de imagens internas.

Essa configuração inicial manifestada em uma imagem no campo irá expressar as dinâmicas ocultas que atuam por trás daquele tema específico. Então surge a raiz do problema, o diagnóstico, e o cliente tem a oportunidade de olhar para si e para suas relações de um ponto de vista mais amplo, de onde é possível ter um novo olhar e uma nova compreensão sobre o problema. A partir daí, com movimentos corporais e afirmações curativas, que atuam profundamente nas crenças, no inconsciente e nas emoções do cliente e dos envolvidos, caminha-se para uma boa solução, que beneficie a todos do sistema.

As Constelações podem ajudar a encontrar soluções:

  • Quando há conflitos nos relacionamentos
  • Quando há traumas e golpes de destino na vida pessoal e na família
  • Quando pais que se separam querem encontrar o lugar certo para os seus filhos
  • Quando acontecimentos históricos colocaram um peso sobre a família
  • No caso de doenças frequentes (físicas e mentais)
  • No caso de padrões repetitivos pessoais e transgeracionais
  • Em casos de bullying e baixo rendimento escolar
  • Quando há perda de motivação
  • Em casos de fracassos e bloqueios na vida profissional e financeira
  • Quando há dificuldades para ter ou manter um relacionamento amoroso
  • No caso de relacionamentos abusivos, tóxicos ou disfuncionais

Assista a reportagem do Fantástico sobre a aplicação da Constelação na mediação e conciliação de processos judiciais

Quem pode e não pode ser constelado?

Qualquer pessoa maior de 15 anos que tenha algum problema, bloqueio ou algo que lhe incomoda. Não se pode constelar um problema de outra pessoa: pai, mãe, parceiro(a), irmãos, chefe etc. A única exceção: pais, pelo princípio da hierarquia, podem constelar seus filhos.

O que acontece depois da Constelação?

Nos dias seguintes, por algumas semanas, meses e, em alguns casos, até mais de um ano, a pessoa continua processando tudo que vivenciou na sua Constelação. Durante este tempo a pessoa elabora as mudanças que vão ocupar um novo lugar na sua vida. São mudanças sutis de consciência: às vezes imperceptíveis e muitas vezes notadas por quem convive com esta pessoa.

É interessante observar que alguns membros da família ou pessoas envolvidas no campo da Constelação, mesmo que estejam distantes, sentem os efeitos daqueles movimentos e muitas vezes modificam também a sua forma de agir e o seu comportamento. Isso acontece porque, pelo princípio Sistêmico, o que beneficia a um, beneficia a todos.

Isso fica muito claro quando se trata, por exemplo, de Constelações realizadas no Judiciário, em que algumas vezes apenas uma das partes envolvidas na questão está presente e posteriormente a outra parte concorda em rever o seu processo e ambos encontram uma conciliação.

Quantas sessões são necessárias?
Para cada tema, é indicado apenas uma sessão. Pode-se, em alguns casos específicos, repetir o mesmo tema depois de um período, quando o assunto ganhou novos desdobramentos. 

Quanto tempo dura e qual o valor?
A sessão em grupo tem duração de 20 a 40 minutos, a individual cerca de 1h30. 

 
 

Constelação Familiar
individual online

Para consultar preços,
marcar um horário e efetuar
o pagamento, acesse a
plataforma de consultas
online do Personare.

NOVIDADES E EVENTOS! Programa Por Uma Vida Sem Amarras ONLINE Quer participar de um treinamento ONLINE comigo? Nesta página você encontra todas as informações sobre este curso, que é uma jornada completa de cura e autoconhecimento através da Constelação Familiar.

Atendimento online Saiba aqui como funciona e entre em contato.

Acompanhe meus canais

Deixe um comentário