Assista ao vídeo e conheça as principais consequências no nível individual e sistêmico
O aborto é sentido no nível inconsciente como um assassinato. Bert Hellinger observou em milhares de constelações familiares que esse acontecimento traz inúmeras consequências para o sistema familiar. Sim, os prejuízos não afetam somente os pais da criança abortada, mas também os filhos vivos e netos. Neste vídeo eu cito as consequências mais comuns que podemos observar no campo.
Às vezes as pessoas tentam burlar o que aconteceu fechando os olhos, criando um esquecimento ou sufocando os sentimentos. Intuitivamente, sentem que seria complicado olhar para um aborto e tratam de lidar com esta questão de um modo racional e burocrático, como quem fecha uma pasta de um arquivo.
No entanto, quando se olha para isso mais profundamente, vemos que um aborto combina duas forças opostas: vida e morte. E é necessário um ambiente interno espaçoso para poder observá-lo de perto e integrá-lo bem.
A realidade que já aconteceu, segue exigindo que a respeitemos assim como é, e que aprendamos a amá-la tal como é. Quase sempre este é o desafio. E as crianças que foram abortadas não demandam tanto a vida que lhes foi tomada, mas sim que sejam incluídas no coração de seus pais.