Quem busca suporte terapêutico vem necessariamente durante ou após um período de intenso sofrimento. A pessoa que procura ajuda muitas vezes já não suporta mais sentir o que sente, se vê sem saída ou já não aguenta mais a repetição dos mesmos problemas na vida. Iniciar um processo de autoconhecimento e de cura emocional não é uma decisão fácil. Requer, primeiramente, autopercepção e humildade (para reconhecer que precisa de ajuda), mas também coragem (para olhar para questões internas e externas difíceis de lidar).
Há aqueles que, mesmo vencendo estas batalhas iniciais, apresentam mentalidades e resistências que acabam sabotando seu processo de cura. A seguir, faço um resumo das principais posturas que prejudicam o processo de autoconhecimento e cura emocional.
- Pessoas que têm um desamparo aprendido, que crêem ser impotentes e incapazes e que sempre precisam de algo ou alguém para se apoiar, pesando nos ombros dos outros.
- Quem se identificou como vítima, que vive reclamando, buscando aliados e culpando os outros.
- Quem tem crença de fracasso, que diz ter tentado de tudo e acredita que nada mais é possível.
- O salvador que só quer ajudar e cuidar dos outros, mas foge de assumir a responsabilidade pela própria vida.
- Pessoas que pensam que sua dor é muito grande, sentem-se indignadas e injustiçadas e acham que o mundo lhes deve algo.
- Quem só quer entender a causa de seus problemas, mas não quer se responsabilizar por agir de fato.
- Pessoas que são governadas pela sua criança interna ferida, que chegam em todos os relacionamentos com seu copo vazio, pedindo para os outros preencherem seus buracos.
- Pessoas que acabam sabotando a ida na terapia, por medo de abrir feridas dolorosas e se retraumatizar.
- Aqueles que só quem buscar: estudam, fazem cursos, vivências, mas não aplicam nada do que aprendem.
- Pessoas com ansiedade de querer resolver vários assuntos ao mesmo tempo, que não respeitam seu próprio tempo e capacidade de processar as coisas.
E aí, você se reconhece em algumas dessas posturas?
NOVIDADES E EVENTOS!
Programa Por Uma Vida Sem Amarras ONLINE
Quer participar de um treinamento ONLINE comigo? Nesta página você encontra todas as informações sobre este curso, que é uma jornada completa de cura e autoconhecimento através da Constelação Familiar.
Atendimento online
Saiba aqui como funciona e entre em contato.