Home

Com o método é possível encontrar soluções simples para problemas complexos, que podem beneficiar a todo o sistema organizacional

 

Por Alice Duarte

Às vezes as empresas e organizações se deparam com problemas que não sabem como lidar: conflitos entre sócios, gestores e departamentos, ausência de clientes, queda no lucro, dificuldades para reter funcionários, complicações na fusão de empresas e por aí vai. Mesmo implementando mudanças e buscando estratégias tradicionais de análise e consultoria, os problemas persistem. E por que essas ações falham? Basicamente por dois motivos: 1) quase sempre há dinâmicas ocultas, inconscientes, que afetam diretamente o sucesso de uma empresa ou organização. 2) porque não se analisa o problema de forma sistêmica. Clientes, fornecedores, funcionários, sócios, departamentos, mercado, produtos, lucro etc. fazem parte de um único sistema no qual o que afeta a um, afeta inevitavelmente a todos. Ou seja, tudo está conectado entre si.

Diante disso, uma nova forma de olhar e analisar esses sistemas tem se mostrado eficaz e ganhado espaço no mercado. Baseada na ciência desenvolvida pelo pensador alemão Bert Hellinger (Hellinger Sciencia®) a Consultoria Sistêmica (Systemic Consulting) ou Constelação Sistêmica Organizacional é um método que utiliza a abordagem sistêmica e fenomenológica para lidar com as questões que afetam o bom funcionamento de uma empresa ou organização. De forma breve, vivencial e eficaz, a técnica apresenta uma imagem clara da atual situação (diagnóstico) e do que realmente atua por trás das disfunções, conflitos e desordens dentro de um grupo, apontando possíveis soluções para todo o sistema[1] organizacional.

“A força de uma organização, de uma equipe de trabalho não está na capacidade individual, está na capacidade de suas relações, de sua colaboração e de sua comunicação”
Katia del Rivero

Através dessa técnica, configura-se espacialmente uma determinada situação de dificuldade enfrentada pela empresa, tendo como auxílio o uso de representantes (pessoas, objetos, cartões, figuras humanas ou imagens). A partir de uma geometria das relações é revisado o sistema interno de lealdades, hierarquias e jogos de poder, conduzindo a uma solução que restaure o equilíbrio dentro do sistema.

Algumas indicações

  • Apaziguar conflitos nas organizações
  • Testar a eficácia de importantes passos ou mudanças numa organização
  • Implementar novos produtos e projetos
  • Analisar o desempenho de projetos, metas, marcas e produtos
  • Analisar a interação entre os diferentes departamentos de uma empresa
  • Solucionar disfunções em empresas familiares
  • Auxiliar no processo de integração pós-fusão ou aquisição de uma organização ou empresa
  • Auxiliar nos processos de recrutamento e seleção


Onde se aplica?

A Consultoria Sistêmica se aplica a praticamente em todas as organizações, grupos empresariais, áreas de negócios, microempresas, empresas familiares, e também no âmbito pessoal (carreira, profissão, etc).

Cases

  • Daimler-Chrysler, IBM e BMW.

O êxito na aplicação dos princípios sistêmicos na assessoria empresarial nessas companhias contribuiu para um crescente interesse dessa metodologia em toda a Europa.

  • Justiça brasileira

O juiz Sami Storch, da Bahia, conseguiu 100% de acordos usando a técnica alemã para mediação e conciliação nos processos judiciais. Pela iniciativa, recebeu prêmio de inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, os Tribunais da BA, MT, MS, AL, RN, DF já utilizam a técnica. Saiba mais.

 

Para saber mais, agendar uma sessão ou palestra na sua empresa envie e-mail para: contato@aliceduarte.com

Para mais dicas e insights sobre desenvolvimento pessoal acesse os meus canais: 
Facebook
Periscope
Youtube
Instagram
Twitter

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s