Com o método é possível encontrar soluções simples para problemas complexos, que podem beneficiar a todo o sistema organizacional
Por Alice Duarte
Às vezes as empresas e organizações se deparam com problemas que não sabem como lidar: conflitos entre sócios, gestores e departamentos, ausência de clientes, queda no lucro, dificuldades para reter funcionários, complicações na fusão de empresas e por aí vai. Mesmo implementando mudanças e buscando estratégias tradicionais de análise e consultoria, os problemas persistem. E por que essas ações falham? Basicamente por dois motivos: 1) quase sempre há dinâmicas ocultas, inconscientes, que afetam diretamente o sucesso de uma empresa ou organização. 2) porque não se analisa o problema de forma sistêmica. Clientes, fornecedores, funcionários, sócios, departamentos, mercado, produtos, lucro etc. fazem parte de um único sistema no qual o que afeta a um, afeta inevitavelmente a todos. Ou seja, tudo está conectado entre si.
Diante disso, uma nova forma de olhar e analisar esses sistemas tem se mostrado eficaz e ganhado espaço no mercado. Baseada na ciência desenvolvida pelo pensador alemão Bert Hellinger (Hellinger Sciencia®) a Consultoria Sistêmica (Systemic Consulting) ou Constelação Sistêmica Organizacional é um método que utiliza a abordagem sistêmica e fenomenológica para lidar com as questões que afetam o bom funcionamento de uma empresa ou organização. De forma breve, vivencial e eficaz, a técnica apresenta uma imagem clara da atual situação (diagnóstico) e do que realmente atua por trás das disfunções, conflitos e desordens dentro de um grupo, apontando possíveis soluções para todo o sistema[1] organizacional.
“A força de uma organização, de uma equipe de trabalho não está na capacidade individual, está na capacidade de suas relações, de sua colaboração e de sua comunicação”
Katia del Rivero
Através dessa técnica, configura-se espacialmente uma determinada situação de dificuldade enfrentada pela empresa, tendo como auxílio o uso de representantes (pessoas, objetos, cartões, figuras humanas ou imagens). A partir de uma geometria das relações é revisado o sistema interno de lealdades, hierarquias e jogos de poder, conduzindo a uma solução que restaure o equilíbrio dentro do sistema.
Algumas indicações
- Apaziguar conflitos nas organizações
- Testar a eficácia de importantes passos ou mudanças numa organização
- Implementar novos produtos e projetos
- Analisar o desempenho de projetos, metas, marcas e produtos
- Analisar a interação entre os diferentes departamentos de uma empresa
- Solucionar disfunções em empresas familiares
- Auxiliar no processo de integração pós-fusão ou aquisição de uma organização ou empresa
- Auxiliar nos processos de recrutamento e seleção
Onde se aplica?
A Consultoria Sistêmica se aplica a praticamente em todas as organizações, grupos empresariais, áreas de negócios, microempresas, empresas familiares, e também no âmbito pessoal (carreira, profissão, etc).
Cases
- Daimler-Chrysler, IBM e BMW.
O êxito na aplicação dos princípios sistêmicos na assessoria empresarial nessas companhias contribuiu para um crescente interesse dessa metodologia em toda a Europa.
- Justiça brasileira
O juiz Sami Storch, da Bahia, conseguiu 100% de acordos usando a técnica alemã para mediação e conciliação nos processos judiciais. Pela iniciativa, recebeu prêmio de inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, os Tribunais da BA, MT, MS, AL, RN, DF já utilizam a técnica. Saiba mais.
Para saber mais, agendar uma sessão ou palestra na sua empresa envie e-mail para: contato@aliceduarte.com
Para mais dicas e insights sobre desenvolvimento pessoal acesse os meus canais:
Facebook
Periscope
Youtube
Instagram
Twitter